Extistem músicas que se tornam clássicos, ícones, lendas. Que não passam de época, não cansam, não são esquecidas. Verdadeiras obras primas.
Entre essas raridades, o Queen se destaca por compor sucessos que marcaram e ainda marcam gerações. Um dos mais significativos é, sem dúvidas, Bohemian Rhapsody. A música foi lançada há 40 anos, no álbum A Night At The Opera. Foi composta por Freddie Mercury e totalmente idealizada em sua cabeça durante longos anos. Dizem que já na década de 60 o vocalista costumava apresentar alguns trechos da canção.
Mercury preparou toda a canção mentalmente e dirigiu os demais membros da banda durante a produção. A gravação requis várias seções e muitas semanas de trabalho contínuo. A tecnologia da época exigiu criatividade e improviso, tanto para a gravação como para a montagem e mixagem, até chegar no resultado final. O single detém o título de produção mais cara e gravação mais elaborada da história da música popular.
Sua estrutura é uma obra de arte. Nada convencional, sem refrão, sem repetições. Tem três partes claramente diferenciadas, que inicia com uma balada, passa por uma sessão operística e termina com o hard rock clássico da banda. Mercury nunca revelou o real significado, mas para os demais integrantes do Queen a música tem muitos elementos autobiográficos, que revelam toda a complexidade da personalidade de Freddy.
Desde o lançamento, o single foi um sucesso comercial. Permaneceu no topo das paradas durante muito tempo, em diversos países. Teve algumas críticas fracas inicialmente, mas logo se tornou uma das mais reverenciadas e premiadas canções de todos os tempos. Recebeu inclusive muitas versões parodiadas e interpretações por outros artistas.
A divulgação foi feita por um vídeo promocional, algo totalmente inovador para a época. O resultado seria refletido até os dias atuais, popularizando os videoclipes para lançamento de singles.
Vem relembrar com a genteney:
Deu saudade, né? Pois para quem estiver em São Paulo nesta sexta-feira, a festa College vai trazer uma noite de lembranças e boa música, em homenagem ao Queen. Vai ter Bohemian Rhapsody e muitos outros sucessos, além dos hits atuais do rock. Quer saber mais? Então clique aqui e veja mais sobre o evento deles!!
Infelizmente já não temos mais Freddy Mercury, mas o Queen, juntamente com Adam Lambert, marcarão presença no Brasil este ano. Eles virão para 3 apresentações da turnê Don’t Stop Them Now: Queen + Adam Lambert: Supersonic Men no Rock In Rio, dia 18 de setembro, em São Paulo no dia 16 e em Porto Alegre, dia 21. A genteney vai estar lá, e trazer todos os detalhes.